A direção de um laboratório óptico envolve uma série de fatores, como controle de estoque, administração do fluxo de caixa, acompanhamento de vendas, rastreamento de pedidos, cadastro de fornecedores e clientes e aperfeiçoamento de processos internos.
A princípio, as tarefas relacionadas acima, podem parecer obrigações comuns da gestão de qualquer negócio, independentemente do tamanho e segmento. No entanto, quando se trata de óticas e laboratórios, existem questões bem específicas, que exigem conhecimento aprofundado na área, para serem resolvidas.
Entenda alguns detalhes dos impasses do setor:
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- Geralmente, os laboratórios ópticos possuem entre 16.000 e 24.000 produtos de diversos fornecedores diferentes. Além de não conseguirem controlar a entrada e saída de mercadorias, muitas vezes registram no sistema o fornecedor errado;
- Os estabelecimentos não identificam com rapidez problemas nos pedidos, como, por exemplo, a incompatibilidade entre lentes e armações;
- Programas de gestão sem integração com instituições financeiras e que não trabalham com tabelas de preços distintas;
- Não possuem um canal de comunicação eficiente com as óticas para pedidos, o que acaba diminuindo o volume de vendas e também a qualidade de entrega;
- Não conseguem estabelecer uma data precisa de entrega de pedidos para as óticas;
- Não acompanham as etapas de produção das peças.
Como é possível avaliar, não se trata de um problema simples de administração. Portanto, não basta procurar um recurso padrão. A solução deve vir de uma consultoria especializada na área óptica, acompanhada da implantação de novas tecnologias, que ajudem a trazer controle, agilidade e confiabilidade nos procedimentos.
Mas como fazer isso? Será que um software para laboratórios de ótica resolveria o problema? A seguir, veja como escolher os melhores recursos para aprimorar os processos do seu negócio.
Software para laboratório óptico: Como escolher corretamente?
O primeiro passo, antes de tomar qualquer decisão, é identificar as principais falhas e necessidades do seu estabelecimento. Neste caso, é fundamental buscar um serviço especializado para diagnosticar os pontos fracos e apresentar soluções com foco na melhoria de resultados.
Se o seu principal problema estiver relacionado ao baixo volume de vendas, por exemplo, o ideal é procurar um meio que facilite a comunicação com as óticas. Um mecanismo que automatize os pedidos pode ajudar a aumentar as vendas.
Se esse sistema ainda permitir o acompanhamento do passo a passo da produção dos itens, com certeza, além de diminuir o número de ligações solicitando informações e prazos de entrega, o seu laboratório ganhará credibilidade com as companhias do varejo óptico.
Controlar o estoque também pode interferir na organização operacional e financeira do laboratório. Assim, é possível recalcular as peças que precisam de reposição com base no histórico de vendas.
Atualmente, existem programas específicos que possuem diversas funções. Porém, nem todos têm todos os controles descritos acima. Por isso, procure um sistema que realmente resolva os seus principais problemas e, de quebra, alavanque as suas vendas.
Toda empresa possui falhas e procedimentos que podem ser melhorados. O mais importante é buscar a evolução, não só na gestão, mas também em tecnologias.
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