Skip to main content

Confira 5 dicas para melhorar o atendimento de sua ótica!

Existem departamentos dentro de uma empresa, cada um com uma função, de acordo com o ramo do negócio. Um setor essencial para o andamento da ótica é o atendimento: ele é responsável por passar credibilidade e até encantar o potencial consumidor.

A revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” ouviu 1.350 pessoas, de cinco capitais do Brasil, e registrou que 61% dos entrevistados consideram que ser bem atendido é mais relevante do que o preço ou a qualidade da mercadoria.

A maior parte dos interessados em seus serviços ou produtos verá como um diferencial a maneira de atendê-los. Mas e agora, o que fazer para melhorar meu atendimento?

Não se preocupe, preparamos uma lista com 5 dicas infalíveis para você aplicar agora mesmo! Confira abaixo!

1 – Seja amigável

atendimento de ótica

Ser amigável, neste caso, é sinônimo de fazer com que o visitante sinta-se confortável. É um processo que se inicia desde a sua entrada na loja: cumprimente-o. Bom-dia e boa-noite são apenas alguns exemplos que se pode usar.

Faça isso de maneira natural e simpática. Caso contrário, quando feito de forma desleixada, pode soar mal para o cliente e já criar uma atmosfera negativa, impedindo-o de fazer perguntas e comentários por medo de receber críticas.

Procure entender o visitante

Após a abordagem, já é possível extrair informações das pessoas. Há aqueles mais tímidos e introvertidos, os quais requerem um tratamento mais distante. Aproximar-se demais deles pode fazer com que sintam-se desconfortáveis e, talvez, até deixem a ótica.

Em contrapartida, uma pessoa super extrovertida pode ser tratada com proximidade. Quando você passa a conhecer os tipos de clientes, consegue adaptar a linguagem para cada um, visando sempre a venda final.

Seja eficiente no atendimento

A eficiência é obter o melhor rendimento em cada situação. Para isso, esteja preparado para dúvidas tanto aprofundadas quanto superficiais. Quando há uma pergunta sobre uma lente, por exemplo, e a resposta não é dada ao cliente, a ótica perde parte de sua credibilidade.

O consumidor precisa ser nutrido com as particularidades de cada óculos, armação e lente. Assim, ele agrega valor ao produto e à loja em questão.

Para que essa etapa seja completa, o atendimento necessita, também, de agilidade. Caso precise ir ao estoque, volte logo ou deixe o comprador com a atenção em algo, para que não fique entediado.

atendimento de ótica

“Vou ao estoque conferir a disponibilidade do óculos, enquanto isso, dê uma olhada nesses outros modelos da mesma coleção”. Esta é uma boa alternativa.

Aproveite e saiba mais sobre o software de gestão de estoque para óticas!

Não seja insistente

Nada pior que aquele vendedor insistente que o empurra itens sem parar, não é mesmo? Um fator importante e muitas vezes esquecido na hora do atendimento é: o visitante precisa do livre arbítrio para escolher quando comprar ou deixar de comprar!

A insistência pode criar uma certa repulsa em entrar na ótica novamente, uma vez que em sua última entrada ele foi bombardeado com itens contra sua vontade.

O bom atendimento é a prioridade, e não a venda em 100% dos casos!

Mostre os diferenciais do estabelecimento

Evidencie quais são as exclusividades da sua ótica. Podem ser descontos, cartão fidelidade, pagamento em até 12 vezes, coleções exclusivas, entre outros.

Como o mercado atual é extremamente competitivo, dê uma razão para que ele entenda os benefícios que o seu negócio oferece, podendo até fidelizá-lo no futuro.

Agora que você já sabe a relevância do atendimento na sua estratégia de vendas, que tal ver nosso artigo sobre “Como fazer sua ótica vender mais em tempos de crise?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *